Magia e Perfume

O uso mágico e ritual dos perfumes é tão fundamental nas sociedades, tanto primitiva como contemporânea, que tudo indica que faça parte de um impulso básico no ser humano. A perfumaria é uma arte alquímica que dá total liberdade à imaginação.

As associações que um aroma permite podem ligar corpo e mente de uma maneira única, tanto que, assim que sentimos um determinado aroma nos vêm imediatamente à mente situações e pessoas determinadas. Esse mistério da ciência dos aromas revela o perfume como o caminho real para o subconsciente.
Na verdade, o perfume pode tornar-se a “verdadeira essência da magia”, oferecendo um acesso direto aos centros emocionais do cérebro e da memória. O perfume é automaticamente decodificado na memória como imagem completa. Ao sentirmos um perfume, imediatamente lembramos da imagem, do som, da sensação e até do gosto que o acompanhavam.
Antigamente todos os incensos religiosos ou mágicos eram feitos a partir de ervas, especiarias e resinas naturais, pois cada uma dessas substâncias compartilha o poder de um determinado planeta.
O louro, por exemplo, é atribuído ao Sol e tem o poder de criar uma reação psicológica que pode ser considerada como o despertar de potenciais solares latentes. A partir daí, nasceu a Aromaterapia, que usa os perfumes planetários na cura de deficiências energéticas latentes em um mapa natal ou provocadas por determinados trânsitos planetários.
Os perfumes comercializados tem cheiros diferentes em pessoas diferentes, já que as características da pele fazem com que o perfume tenha uma reação diferente de acordo com a química da pessoa que o usa. O clima também influencia no aroma exalado.

Na alquimia astrológica das fragrâncias é possível chegar-se ao perfume pessoal a partir de uma gota de suor, acrescentada aos aromas básicos e mais importantes de um mapa natal. Esse perfume pessoal, além de estimular as energias planetárias da pessoa, permite que ela exale sua própria essência aromática, que é única.
Sol - estimula a personalidade, aumenta a vitalidade: óleos de alecrim ou louro.
Lua - estimula a emotividade, maternidade, nutrição: óleos de gardênia e jasmim.
Mercúrio - estimula as atividades de comunicação e
comércio: óleos de lavanda e lima.
Vênus - estimula a capacidade de amar e se relacionar: óleos de Artemísia e rosa.
Marte - estimula a ousadia, coragem e impulso sexual: óleos de canela e pimenta-da-jamaica.
Júpiter - estimula a capacidade de expansão e sorte: óleos de cedro e cravo.
Saturno - estimula a disciplina, a responsabilidade, a paciência: óleos de cipreste e lírio-do-vale.
Urano - estimula a liberdade, independência, originalidade: óleos de almíscar e abeto siberiano.
Netuno - estimula o psiquismo, a criatividade artística e a compaixão: óleos de silindra e fougére.
Plutão - estimula a capacidade de regeneração, renovação e aumenta o magnetismo sexual: óleos de âmbar-cinzento e begônia.

Qual perfume comprar?                                                                    

Na hora da compra


Ao comprar perfumes nunca experimente mais do que quatro ou cinco fragrâncias. Depois disso você não terá mais condições de julgar apropriadamente sua compra;

Intercale entre uma fragrância e outra, o aroma de grãos de café fresco, para que o mesmo neutralize a fragrância anterior e faça com que seu olfato fique menos "confuso", é o mesmo efeito da água para o paladar, ao trocar um gosto para outro.(do salgado para o doce, por exemplo)

Não faça um julgamento final sobre uma nova fragrância antes de 10 minutos da aplicação. Este é o tempo necessário para que a base de álcool do perfume evapore e a química da sua pele reaja ao perfume;
Siga a regra básica de usar perfumes leves durante o dia (dê preferência aos florais) e perfumes fortes (amadeirados e ambarados)à noite. Mas se você é daqueles fiéis a uma só fragrância,não se preocupe...Hoje além de ter fixações diferentes para uma mesma fragrância, como Eau de Parfum e Eau de Toilette, há uma solução facílima!!!

Antes de bourrifar o perfume, molhe suas mãos e misture com a fragrância, ela ficará bem mais leve!!
Embora a escolha de cada um seja único, leve em conta a preferência do seu companheiro(a) na escolha. Certas pessoas tendem a sufocar com odores muito fortes;
O tipo de pele também afeta o modo como o perfume deve ser usado. Se você tem pelo oleosa deve usar menos perfume. A tendência da pele oleosa é de reagir com o perfume intensificando o aroma. Ao contrário, se sua pele é seca, tem tendência a reter o efeito do perfume por menos tempo. Não compense aumentando a quantidade, reaplique com mais frequência;
Os pontos corretos para o uso de perfume no corpo são aqueles em que a circulação sangüínea está mais próxima da pele (parte interna dos pulsos e braços, base do pescoço e orelhas, parte interna dos tornozelos e pernas, peito).
Família olfativa
Os produtos de perfumaria são classificados de acordo com a concentração de essências de suas fórmulas e, também, pela família olfativa a que pertencem essas essências. O verdadeiro Parfum tem aroma intenso, graças à alta concentração de essências, que podem chegar a representar até 30% de sua composição. São mais utilizados em países de clima frio, e têm um poderoso efeito de fixação que pode se prolongar por até 24 horas. Recomenda-se muito cuidado na aplicação, pois o exagero pode provocar náuseas e dores de cabeça.
A Eau de Parfum (EDP) também é muito intensa. Tem de 10 à 20% de concentração de essências e seu efeito de fixação chega a ultrapassar as 12 horas. Não deve-se ir além de pequenas quantidades nos seus melhores pontos de perfumação (atrás das orelhas, nuca, pulsos, etc.).

No caso da Eau de Toillete (EDT), as fragrâncias são mais discretas, bem adequadas a países tropicais. Sua concentração de essência varia dos 6 aos 12% e seus índices de fixação não passam das 8 horas em temperaturas mais altas. Também são conhecidos como Parfuns de Toillete.

A Eau de Cologne (EDC) apresenta fragrâncias bem suaves e com baixa concentração de essências, que vão de 5 a 8%, e sua fixação não é maior do que 5 horas. Também são tratados por Cologne ou Eau Fraicheur.
O termo Deo Colonia é utilizado apenas no Brasil. As Deo Colonias apresentam baixíssima concentração de essências, no máximo 5%, e sua taxa de fixação é mínima, de 2 a 4 horas.
Armazenamento
Como os prinicipais componentes de uma fragrância são flores e frutas, o ideal é guardar seu perfume na própria embalagem de origem e de prefêrencia longe da luz e da umidade.

Para os adoradores de belos frascos na toilette, coloque-os depois de vazios, pois em uso a umidade do ambiente os alterará.

FIXAÇÃO OU UMA IDÈIA FIXA       


Adaptado do Artigo Técnico publicado por Jean Luc Morineau
É recente atenção do consumidor com a fixação dos perfumes. Há muito tempo os primeiros produtos eram baseados apenas em águas perfumadas, principalmente com fragrâncias cítricas e com ervas aromáticas e absolutamente sem fixação. Dessa época, restaram, por exemplo, a Cologne 4711, Eau Imperial e a colônia Jean Marie Farina, nas quais qualquer pessoa poderá verificar a total ausência de fixação.
Com o uso de essências florais e amadeiradas a fixação do produto começou a melhorar, mas nunca foi assunto em pauta. Isso até o fim da 2º Guerra Mundial (1945). Nessa época, a indústria de perfumaria americana começou a crescer e não se conformavam com o sucesso dos produtos importados da Europa.As empresas americanas procuraram compensar a superioridade técnica dessas marcas de alguma maneira.
A arma escolhida para isso foi a fixação, usando muita potência e duração. Os perfumes de Elizabeth Arden, por exemplo, usavam o seguinte slogan: “meu perfume dura 24 horas”. A partir daí a guerra dos cheiros desvia o caminho da qualidade para potência e fixação. Disso resultou um aumento nas porcentagens de aplicação de fixadores( dos tradicionais de 3 a 12 %) para porcentagens entre 30 e 35%. Houve também o acréscimo de novas matérias primas sintéticas de baixa evaporação.
No livro “Parlons Parfums”, de 1993, editado pela Editions Mondo, Maité Turonnet faz uma avaliação dos perfumes de acordo com a realidade do mercado atual, chegando às seguintes conclusões: a) perfumes com aplicação concentrada entre 20 e 40% têm uma vida olfativa na pele de 6 a 10 hora, em média; b) eau de parfums com 10 a 18% de essência têm vida olfativa de mais ou menos 5 a 6 horas; c)eau de toilette com concentração de 4 a 7% de essência possui vida olfativa de até 5 horas.
Enfim, o que é fixação? Na realidade é o cheiro que vai ficar em sua pele durante um tempo indeterminado após a aplicação e normalmente esse cheiro residual vai ser muito diferente do perfume que você usou algumas horas antes.Isso ocorre porque um perfume é a mistura de várias matérias-primas como folhas, flores, raízes, frutas, etc., cada uma com um cheiro mais ou menos volátil.O limão e a hortelã, por exemplo, evaporam rapidamente. Já as flores levam algum tempo e as madeiras, raízes ou resinas demoram algumas horas para desaparecerem.
Lógico que na nossa pele os produtos com evaporação mais lenta terão maior fixação.O ideal seria descobrir um produto milagroso que usado em um perfume preservasse em bloco e fosse liberando pouco a pouco o seu cheiro, como se fosse um microencapsulado grudado em nossa pele.Por enquanto devemos nos contentar com o que a natureza nos proporciona: uma evaporação progressiva e fracionada. Primeiro são liberadas as notas refrescantes, notas mais voláteis, depois as notas florais e especiarias de média duração na pele e finalmente os produtos que dão uma grande fixação, que são os produtos de evaporação lenta.
Muitas vezes é feita a pergunta se deve-se usar fixadores nacionais ou importados, mas este não é o fator importante. O que se pode explicar sobre a diferença de fixação entre eles está ligado a preços e principalmente à concentração da essência no produto acabado.
Na Europa e nos EUA se usa frequentemente uma concentração de 15 a 20% de produto ativo (essência ou concentrado). No Brasil, essa concentração é de 7 a 12%, não só por razões econômicas mas também devido a uma melhor adaptação à realidade climática diferente dos países europeus. Nossa temperatura, às vezes acima dos 30º provoca uma evaporação mais rápida e ao mesmo tempo mais brutal, o que torna o perfume mais forte e mais enjoativo quando reage com a pele. Para torná-lo mais suave, o correto é reduzir a concentração da essência e em fazendo isto, infelizmente, reduz-se a fixação.
É importante e interessante saber que cada vez mais as grandes marcas internacionais lançam durante o verão uma versão “light”, mais suave, menos concentrada, exatamente pelos motivos expostos acima. Todos os perfumistas e técnicos, não só do Brasil, como também dos países exportadores, quebram a cabeça para resolver essa difícil questão que é a fixação.


Cique aqui: produtos com preço íncrivel!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O que REALMENTE significa ter ansiedade”

Este texto foi originalmente publicado no site  Thought Catalog , por  Kirsten Corley , e é, de longe, o texto mais simples, direto e es...